Terapia Manual – Quiropraxia – Osteopatia

A Quiropraxia e a Osteopatia fazem parte das Terapias Complementares e Holísticas.

A Quiropraxia se ocupa do diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculoesquelético e dos efeitos destas alterações sobre o funcionamento do sistema nervoso e a saúde em geral. Enfatiza o poder de recuperação inerente ao corpo (Inteligência Inata) de curar-se sem o uso de fármacos nem cirurgia. O exercício da quiropraxia se concentra na relação entre a estrutura e a função e em como esta relação influencia a manutenção e a recuperação da saúde e bem-estar.

A terapia osteopática se efetua com o terapeuta em um estado de “escuta global” do paciente. Isto cria uma ligação importante entre o médico e o paciente, e este também se coloca em “escuta” e participa às manipulações. Manipulações estas muitas vezes evidentes ou às vezes quase imperceptíveis, mas são sempre bem aceitas por parte do paciente.

Com o uso das mãos o médico fornece informações ao sistema nervoso do paciente que elabora e modifica a própria postura de modo eficiente e harmonioso.

Desta forma, o osteopata, usando também todos os meios de diagnostico necessárias, consegue detectar quais as restrições da mobilidade o paciente apresenta e o que poderá fazer para reequilibrá-lo.

O sucesso depende da cronicidade e amplitude da lesão, também da capacidade e da eficiência dos mecanismos de cura do paciente.

As técnicas aplicadas podem ser diferentes de animal para animal, respeitando algumas particularidades do paciente, tal como a idade, a resistência e condição física, o modo como poderá reagir ao tratamento e naturalmente, o tipo e localização da lesão.

As razões que levam à uma avaliação por parte de um Quiroprático ou Osteópata são similares, e são tão diversas quanto àquelas que levam à uma avaliação veterinária convencional.


Para cães e gatos:

O objetivo principal é a prevenção e a otimização da saúde, mesmo se o animal não apresenta sinais clínicos de enfermidades. Mas também em presença de sinais aparentes como:

✔️Claudicações
✔️Dor Crônica
✔️Distúrbios de comportamento (hiperatividade, comportamentos compulsivos, apatia)
✔️Distúrbios do crescimento
✔️Doenças crônicas (insuficiencia renal, otite, dermatite por lambedura).


Para os cavalos

As razões que levam à uma avaliação quiroprática e/ou osteopática, além da prevenção, são:

✔️Dificuldade em suportar a sela;

✔️Claudicações, seja anteriores que posteriores;

✔️Assimetrias na garupa;

✔️Dificuldades no círculo à mão direita ou à mão esquerda;

✔️Problemas com o bridão ou o freio, com o pescoço que se curva melhor de um lado se comparado ao outro;

✔️Dificuldades digestivas;

✔️Dorso reto ou excessivamente curvado;

✔️Qualquer trauma direto, caídas, coices, mordidas;

✔️Dificuldades no círculo à mão direita ou à mão esquerda;

✔️Problemas com o bridão ou o freio, com o pescoço que se curva melhor de um lado se comparado ao outro;

✔️Bloqueio da cernelha;

✔️Distúrbios respiratórios e cardio-vasculares.

As patologias com indicações cirúrgicas tais como fraturas, hérnias, etc, ou com sinais clínicos agudos (infecções bactéricas, virais e micóticas) devem ser tratadas com terapias convencionais.

É importante ressaltar que a Quiropraxia e a Osteopatia são importantes para estimular a recuperação ótima do animal, independente do tipo de patologia ou lesão.

Conexão com o paciente antes da sessão