Laser

Novidade no setor da fisioterapia, a Laserterapia MLS (Multiwave Locked System) é uma técnica terapêutica estudada para o tratamento da dor, inflamação e edema, e para a rápida cicatrização de lesões superficiais, como feridas e escaras ou úlceras de decúbito.

Este dispositivo médico ativo de tipo não-invasivo, é construído para utilizar, para fins terapêuticos, os efeitos biológicos produzidos pela energia eletromagnética de uma fonte de luz com dois comprimentos de onda sincronizados em uma única sonda: 808nm e 905nm que aplicada sobre o corpo do paciente ajuda a eliminar ou reduzir os efeitos da patologia em ato.

Esta energia física é chamada LASER (do inglês “Light Amplification by Stimulatied Emission of Radiation”) e a prática terapêutica, conhecida e apreciada pelos bons resultados em fisioterapia, é conhecida como laserterapia.

A luz é uma forma de energia eletromagnética que é transmitida através das partículas de energia chamadas fótons. Esses fótons se propagam em forma de ondas no espaço.

A luz do laser difere da luz comum devido às características especiais: monocromática, coerente, monodirecional e intensidade elevada.

Efeitos terapêuticos

Quando a energia é aplicada no paciente, esta será absorvida pelos tecidos causando uma variedade de efeitos biológicos. O laser pode ser considerado, por todos os efeitos, um dispositivo de biomodulação; atua inibindo alguns processos biológicos e ativando outros.

Os principais efeitos biológicos são: aumentar o metabolismo celular, aumentar a circulação sanguínea, estimular a formação de novos capilares, aumentar a atividade do sistema linfático, aumentar a síntese de DNA e RNA, aumentar os níveis de endorfina e serotonina, aumentar a quantidade de fibroblastos, a estimulação dos fibroblastos para produzir colágeno, estimular os osteoblastos, estimular a fagocitose, aumentar dos níveis de ATP, diminuição da condução do nervo sensorial, redução da excitabilidade dos receptores de dor.

Principais indicações
Cicatrização de feridas
Edema e inflamação
Reparação óssea
Dor: artrite, mialgia
Lesões dos nervos periféricos

indexbr_image1460
indexbr_image1344